quinta-feira, 19 de julho de 2012

Praga

No feriado do Jubilee mencionado no último post, nós fizemos uma pequena family trip à Praga.
Sim, Praga! O que vem a sua cabeça quando eu digo que fui visitar Praga.
Opção a) A Ana foi visitar o Praga, o amiguinho da Xuxa. (vide foto abaixo)
Opção b) A Ana foi numa cidade que fica na (?) Tchecoslováquia (?) Eslováquia (?) Eslovênia (?) República Tcheca.

Se você optou pela opção B. Parabéns! NOT! Parabéns nada! Em que país que fica? Se você acha que é na Tchecoslováquia... bem, eu não te culpo. Se você tem mais de 30, talvez tenha estudado, como eu, sobre um país com esse nome. Claro que você sabe desse país! Eles jogaram até a final da copa de 62 contra a gente. (E a gente ganhou!)
Mas, querido leitor, desde 1o. de janeiro de 1993, a Tchecoslováquia não mais existe. Foi dividido em República Tcheca e República da Eslováquia. (Eslovênia estava ali só pra confudir...)  E aí? Onde fica Praga? Quem ficou com a capital da Tchecoslováquia? Sim, foi a República Tcheca! E foi pra lá que nós fomos.
Vamos as praticalidades. Que cidade tão linda e tão fácil de visitar. Os preços de hotéis e comida em geral são um pouco mais baratos do que no resto da Europa. É fácil e acessível se hospedar num bom hotel bem próximo dos pontos turísticos.
Saímos aqui do Heathrow e fomos pro único aeroporto da cidade que é facilmente (e baratamente) conectado ao centro da cidade. Tem ônibus que sai do Departures e te leva pra centro da cidade por um preçinho bem camarada. O único porém, que não é bem um porém, é que você tem que ter contigo algum dinheiro tcheco (não, nada de Euro) pra poder pagar o ônibus, que em mais ou menos meia hora está no centro de Praga e a maioria dos hotéis ficam a walking distance dos pontos desse ônibus.
Chegando lá, já na hora do almoço, no caminho pro hotel encontramos esse simpático italiano-produção-em-massa-baratinho-pra-caramba restaurant. E o nome! Ah o nome! Eu ri muito com o nome. Imagina você  falando pro seu namorado. Querido, vamos no... 'fudíssimo'?
True Story! Fomos no 'fudíssimo' uns dois dias porque a minha filha tem mania de espaguete, não pode nem ser outro formato, tem que ser espaguete. Daí o fudíssimo era sempre uma boa opção pra ela. Mas você, que vai viajar pra lá sem criança chata pra comer, não vá no fudíssimo, vá em restaurantes Tchecos! As decorações são sempre interessantes, eu fui em uns que tem um que de pub misturado com visual dark, meio medieaval ha ha Não perca os goulash, os beef com dumplings -não me atrevo a escrever os nomes em Theco - e principalmente, as sobremesas maravilhosas, como essa aqui... pros amantes de cerveja, tem também umas cervejas tchecas que deve valer a pena experimentar. O marido gostou.
Ah sim! A cidade! Um espetáculo a parte. Cada prédio conta uma história, e tudo tão bem preservado.
Gostei de tudo. Adorei as lojinhas de lembranças com seus montes de bonequinhas russas (aquela que encaixa uma dentra da outra, que encaixa na outra, que encaixa na outra...) e trouxe umas pra gente. Ah, o impulso do turista de comprar coisas e depois aquele monte de souvenirs colecionados que não combinam com a sua decoração... Mas a gente mete tudo junto e chama de 'mix cultural no canto da sala'.
Vamos lá, pontos altos:

A Golden Lane - ruela de casinhas mega velhas dentro do Castelo


Uma das casinhas da Golden Lane
A Catedral de St Vitus, mal cabe na foto
  • O castelo de Praga - por si só já vale a viagem. A fortificação, o castelo, é do século IX. Tem vários museus e até uma ruela com casinhas minísculas que foram preservadas para o nosso deleite. Dentro delas, tem lojinhas de souvenirs. Mas o must-see do castelo é a Catedral de S. Vitus. Gente, já fui em muita igreja espetaculosa, já fui na Catedral de S. Pedro no vaticano, mesmo assim a de S. Vitus vai entrar pro meu top 5. Ela data de 1400 e é feita em estilo gótico, com mil e umas gárgolas e por dentro também tem uma riqueza de adornos e detalhes para serem explorados. 
  • A ponte de Carlos (Charles Bridge, no meu guia, espero ter traduzido o nome que se fala em português) - Melhores vistas da cidade. Dá pra ver o castelo ao fundo, é toda ela adornada por estátuas, ao todo são 75. Muito gostoso passear nela, tirar muitas fotos, ver os artistas de rua, desenhistas que nela ficam. 
  • O relógio astronômico - Matem-me se eu estiver errada, mas eu lembro de ver um desenho do Mickey e Pateta quando era criança que se passava nesse relógio. Se não era esse, era algo parecido. A cada hora o relógio faz seu espetáculo, ouve-se as badaladas e abrem as janelinhas e lá dentro vemos passar Cristo e os doze apóstolos. Tem sempre uma pequena multidão de turistas pra assistir. Veja o que nós vimos aqui
  • Quarteirão Judeu - Muito interessante e vale a pena visitar. Fomos em várias sinagogas e pequenos museus. Um deles me fez chorar muito, 'passei vergonha' mesmo e nem sou judia, mas sou humana e não tem como não se condoer com o holocausto. Vi uma esposição de desenhos e trabalhos artísticos de crianças que foram abrigadas depois que seus pais morreram e tinham uma professora de arte que trabalhou vários temas com eles. Tinha o nome, idade do lado dos trabalhos e em parênteses  em poucos dos nomes (survived), sobreviveu. Ou seja, a maioria daquelas crianças, não viveu mais muito tempo. Muito triste... 
  • Old Town Square- Por último, mas não menos importante. Aliás, muito pelo contrário, essa é agora a praça mais bonita que eu já vi na Europa. Eu gosto muito da praça de Bruxelas (Grand Place) , estou na dúvida, elas duas serão minhas top 1 da Europa, vão dividir o espaço. Que praça mais lindinha, que vontade de sentar no chão com um crepe comprado por ali mesmo e ficar olhando cada prédiozinho e seus detalhes, vendo as pessoas passarem, ouvindo o relógio tocar. 

Poderia continuar a lista, mas escolhi meus favoritos dos favoritos. Praga é uma cidade linda e simpática e recomendo a visita pros viajantes de plantão. É o famoso BBB= bom, bonito e barato. Pra quem gosta de sight-seeing como eu, a satisfação é 100% garantida.
  


Nenhum comentário:

Postar um comentário