quarta-feira, 30 de maio de 2012

Berlim


Quando você pensa em Berlin, o que vem na sua mente? ( oops, em português é Berlim, né? ) Se você tem mais de 25 anos, vai dizer de cara: O muro de Berlim! Nossa, como se falava no tal do muro em tudo que era Jornal Nacional - na época do Cid Moreira - Hummm pensando bem, acho que mais do que 25 anos! Anyway... Acho que a maioria das pessoas pensa no muro, e torcendo para que você tenha sido um aluno mediano em História, vai lembrar também da Segunda Guerra Mundial, Nazismo, Hitler, Judeus, sofrimento, opressão... Pois bem, Berlin é tudo, menos isso! Ou isso!
Os alemães fizeram questão, na minha opinião, um pouco exageradamente, de apagar todo e qualquer traço desse passado negro. A cidade é nova, cheia de prédios nov0s, arquitetura interessante e inovadora e nada, nada que lembre ou comemore de alguma forma o passado infeliz. O que se passa é que eles não quiseram que alguma geração futura tivesse algum lugar, alguma coisa pra se ligar e vangloriar (vcs já devem ter ouvido falar de neo-nazistas, tem doido pra tudo nesse mundo, gente!) Imagine se existisse por exemplo, o túmulo do Hitler, os doidos podiam ter lá uma espécie de Mecca e ninguém quer isso. Por isso também jogaram (ou não) o corpo do Bin Laden no mar, mas essa é ouuuuuuuutra história.
A única coisa que não tinha como eles apagarem completamente foi um ou outro pedaçinho de muro de Berlin. Ok, na antiga Berlin Oriental ainda é possível ver o muro, hoje em dia, enfeitado por vários grafites muito legais. Ah, e falando nisso, tem muita gente vendendo pedaçinhos de muro de Berlim. Sabe-se lá Deus se são ou não autênticos.
E porque Berlin, né? Com tanto lugar pra ir conhecer. Se eu contar pra vocês, fica só entre nós? Nem meu marido sabe dessa! Não tem o filme 'Identidade Bourne'? Pois é, a gente já foi em muitos dos sets europeus do filme, daí eu sempre lembrava dele e do Brandenburg Gate que aparece nesse e em outros filmes. Falou que está na Alemanha, sempre colocam o raio do Gate e eu me imaginei debaixo lá, numa foto bem turística, daquelas que deixa a pessoa que tá tirando a foto até envergonhada! Challenge accepted, pensei comigo! Tenho que ir nesse gate que aparece em tudo que é filme! Vide abaixo exemplo de 'foto bem turística'.
Vide exemplo de 'foto bem turística'
Se ele pode, yes, I can!
Vamos às praticalidades que os turistões assumidos, como nós precisam saber:
- Cidade muito fácil de se conhecer de transporte público. Como vocês sabem, ou não, nós agora temos uma malinha de 1 ano e 9 meses na bagagem,  ou seja, não usamos metrô nessa viagem, só de ônibus porque fica fácil de entrar com o carrinho. E não tivemos problema algum. Compramos um travel card válido pra 3 dias numa estação de trem e fomos felizes da vida. Eles tem também o Berlin Pass, que inclui entradas pra museus e atrações, mas custa bem mais caro. Maaas, pra quem tem intenção de visitar mesmo tudo que é museu, vale a pena.
- Restaurantes em geral, muito bons. Nós fomos mais de uma vez num italiano que parece ser uma franquia, vimos vários que chamava 'Va Piano'. Bem gostosinho e estilosinho, e foi um sucesso com a pequena que adora um espaguetti.
-Os points que nós gostamos: O Brandenburg Gate pra tirar aquela  foto que você vai colocar no facebook e todo mundo saberá que você esteve em Berlin; O Tiergarten que é Hyde Park/ Central Park deles, acho que dispensa maiores descrições; A Postdamer Platz que era uma praça super cool no começo do século XX, frequentada por gente tipo Charlie Chaplin, foi bombardeada durante a guerra, só sombraram escombros praticamente e foi totalmente reconstruída hoje em dia é super modernosa, com destaque pro Sony Center; O Berlin Zoo que foi o primeiro zoológico que a Carol foi, bem legal, com exceção pra parte dos primatas, achei meio deprimente o local onde eles eram presos. Era tudo de azulejos, nem tentavam imitar o habitat natural; a Ilha dos Museus, além de bonito o lugar, os museus são maravilhosos;  também a Nikolaikirche e seus arredores que tem cara de Alemanha que a gente imagina, casinhas alemãs que a gente conhece no Brasil . E last, but not least, a super antena de TV. Segundo uns italianos que encontramos devidamente embaixo dela, o 'monumento'. Eles queriam achar a antena e nos perguntaram se sabíamos onde era. Estavam todos com guia de viagem na mão. Daí a gente perguntou, qual? esse? (apontamos pra cima) Ficamos uns bons 2 minutos rindo, nós e eles também. Não me deixa mentir a foto que tiramos quando fomos abordados.
Concluindo, não colocaria Berlim no meu top 10 de cidades, embora conheço quem diga o contrário, mas com certeza, uma cidade bem agradável, cosmopolita e super, super, mais suuuper nova mesmo. E que não está concluída ainda, vimos muitas obras, ainda tem muita coisa que os alemães estão construindo por lá. Quem pode, pode, né? Quem viver, verá.
Ah, e lá vai minha foto turistona, morrendo de frio e com cara de sono, não deu nem pra fazer V de vitória com os dedinhos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário