quarta-feira, 30 de maio de 2012

Nas Terras do Sheikh


Essa semana o maridão escreveu no google o próprio nome e não é que encontrou uma foto tirada em Dubai, no trabalho com três amigos que fizemos lá. Desconfio que a foto tenha sido publicada no blog de um amigo nosso, o Dubai Futebol Clube. Daí, uma coisa leva a outra, uma lembrança puxa outra...
Pois bem, como recordar é viver, e uma amiga nossa está em fase de renovação de visto, aqui na Inglaterra mesmo, estávamos conversando outro dia sobre a saga que foi tirar o meu visto de residência em Dubai, e resolvi contar a história aqui pra vocês também.
Fomos morar em Dubai em Outubro de 2006 (como o tempo passou tão rápido???). Pra quem não sabe, Dubai não é país, é um emirado, um dos Emirados Árabes Unidos - em Inglês, UAE, United Arab Emirates, portanto, eu tinha que tirar um visto pro UAE e as regras lá são um tanto quanto diferentes. Acho que agora algumas coisas mudaram, cidadões de alguns países não precisam mais de visto de turista, mas antes todo mundo precisava e esse visto era obtido por... advinha quem? Pelo hotel que você  no qual você ia ficar. Só pra ficar registrado, nós, os brasileiros, como ferrados que somos, continuamos precisando desse visto.
Pois bem, o hotel passa a ser então o seu sponsor ("patrocinador") e fica meio que responsável por você, pra que você não fique além do tempo que é de 30 dias. Nós ficamos num apart hotel e moramos nele o tempo em que estivemos lá, e aposto que vocês já podem imaginar que o inevitável aconteceu, eu passei dos 30 dias sem o visto de residência!
Meu marido tirou o visto  business dele e depois então eu tiraria o meu com ele sendo o meu sponsor. Claro, mulher não pode ficar largada assim por lá, tem que ter alguém que se responsabilize por ela... ele por sua vez tinha a empresa empregadora dele como sponsor e por aí vai. Todo mundo 'pertence' a alguém e os sponsor tem poderes até de reter teu passaporte e te 'prender' por lá. O seu sponsor é responsável até mesmo pela sua conduta enquanto você está por lá e também tem a obrigação de certificar-se que você vai sair do país quando o seu visto expirar.
Pois bem, o processo demorou, o meu visto expirou e o hotel queria me jogar pela janela. Além de ter que esperar o visto do maridex ficar pronto, depois ainda tive que fazer exame de sangue (de aids) que determinaria o meu direito ou não de ficar lá. Detalhe: o resultado veio todo em árabe, ou seja, só soube o resultado porque meu visto foi aceito. Ha!
Pois bem, fiz tudo isso e com o visto na mão, tinha que ir validá-lo ainda. Isso é feito da seguinte forma, você tem que sair do país e entrar de novo. Enquanto isso, o hotel foi notificado pelas entidades oficiais que ficaria proibido de receber novos hóspedes enquanto não se livra-se da pendência: EU! Foram apenas três dias em que fiquei pendente, mas nesses três dias fui caçada pelo hotel, eles ligavam pro meu quarto várias vezes ao dia, perguntando como andava o meu visto... Tá saindo, tá saindo.
No terceiro dia, lá fomos nós, com a ajuda de um amigo para Oman, validar o visto e me livrar da cobrança. O plano era o seguinte, ir a Oman, passar pela fronteira, levar os carimbos de saída do país, seguir pra Oman, carimbo de entrada no país, virar pra cabine do lado oposto, fazer a saída do país, fazer o retorno com o carro e entrar em Dubai de novo. E foi o que fizemos, essa sessão carimbos não durou nem 20 minutos. E depois foi fazer a viagem de volta. Olhem no mapa abaixo onde fica Dubai e onde fica Oman.
Gastamos umas boas horas fazendo esse trajeto de ida e volta. E enfim, o visto. Mas ainda não acabou a história! Tcha nam! De volta ao hotel, mostrei o visto, e eles tiraram xerox do meu passaporte, páginas da frente e página com o visto colado, entrada e saída do país registrada, tudo direitinho, e assim eles poderiam resolver lá o lado deles junto as autoridades.
No outro dia de manhã, me liga de novo a recepcionista, a página do meu passaporte não tinha numeração e sem a numeração eles iam precisar levar o passaporte para as autoridades lá verem. Aquele passaporte antigo, medonho brasileiro era uma porcaria, né? Não sei se é defeito do meu, ou se era geral, ele só tinha numeração nas páginas da metade pro fim. E me veio outro dilema, aliás dilema não, eu não tive dúvidas por nenhum minuto.
"Eu é que não entrego meu passaporte na mão do povo do hotel. Passaporte naquele país é algo muito mais do que importante, vai que perdem meu passaporte! Como é que eu vou tirar outro? Vou ficar presa aqui? De jeito nenhum."
Respondi a mulher: "Se quiserem ver meu passaporte, bem, mas eu vou junto para mostrá-lo."
E lá fui eu, com o gerente do hotel, no carro do hotel, escoltada por mais uns dois no tal do órgão, era o mesmo lugar onde fui pegar o visto. Chegando lá, mostrei o visto, ouvi os árabes falarem entre si uma graçinha ou outra, que não entendi, obviamente, e depois me trouxeram. Salvei o dia e pude voltar a tomar o café da manhã do hotel sem ser perturbada. :)
Mas valeu a pena, tudo vale a pena e é aprendizado, tenho mil e uma histórias de Dubai pra contar, qualquer dia escrevo mais. Nos divertimos muito por lá e tínhamos uma galera bem unida que deixou saudades.
Pra fechar o post, vou colocar uma foto que tirei de uma propaganda na rua. É um anúncio do Friends, o seriado mesmo, que ia começar a passar num canal lá. Na foto vocês não vão vêem a Jennifer Aniston ou o Matt Le Blanc, são uns homenzinhos vestidos à la Dubai, simulando uma das famosas cenas da série. Muito marotinhos... :)

Nenhum comentário:

Postar um comentário