quarta-feira, 30 de maio de 2012

Que país é esse?


Quarta-feira, como qualquer pessoa que mora na Inglaterra sabe, é dia de cinema. Uma operadora de celulares daqui chamada Orange tem uma promoção 2 por 1. Ou seja, se você tem algum amigo que tem celular da Orange vai com ele ao cinema e paga meia.
Sabendo disso, temos contrato com a Orange, claro. Então lá fomos nós, assistir This Is It no Odeon da Marble Arch. Muito felizinha, comprei até combo de pipoca que vinha com camisa e pôster do filme. O filme foi legal, no começo pensei em chorar mas depois só consegui me concentrar em não cantar e nem dançar Beat It. Ah e também me perguntar o que fazia a Avril Lavigne no show do MJ... quem viu, vai entender. Saí do cinema, sem ter derramado uma lágrima. Isso é um feito para mim, afinal, eu sou a pessoa que chorou vendo Irmão Urso e American Pie 3. (Sim, eu sei, todo mundo se espanta mais com American Pie... é que a cena do casamento foi fofa...)
 Enfim, saí do mundo encantado do cinema para cair num caos completo. O som de buzinas era ensurdecedor. A Edgware Road estava toda parada, cheia de gente dentro de carros buzinando freneticamente, cantando e várias pessoas nas calçadas e nos carros agitando a bandeira abaixo.
Eu me perguntei: “Meu Deus! Que país é esse?” Fiquei com vontade de perguntar a um homem que gritava loucamente e segurava uma dessas bandeiras. Uma coisa era certa, tratava-se de um país árabe. Já habitei muito em país muçulmano para reconhecer a lua e a estrelinha juntos como símbolo muçulmano. E a animação era tanta, tantas pessoas tirando foto e filmando a algazarra que me fez pensar o que será que o tal país teria conquistado... independência? Até fogos de artifício soltaram... coisa que deixa o réveillon de Copacabana no chinelo! (ha ha Ok, exagerei nessa, admito.)
De um lado da rua começou um desfile de pessoas, estilo bloco de carnaval, com direito a um tambor e tudo e a polícia fazendo um cordão em volta do povo do tal país. Até que em cima de um dos carros, um ursinho de pelúcia respondeu a minha pergunta. O urso vestia uma blusa que nas costas dizia o nome do país: Algérie. Era a Algéria, gente! E a pergunta que não quer calar: De onde saiu tanto Algeriano em Londres???
E o grande feito? Se classificaram para a Copa do Mundo. O Brasil se classificar pra Copa pra gente é ‘não fazer mais do que obrigação’, mas pro várias países e como chegar na final e levar a taça pra casa. Final da história, o meu bus que passa toda hora demorou. E o primeiro passou e não parou. A viagem que leva 15 minutos regularmente demorou meia hora, Eu, que no começo achei graça da comemoração alheia, no fim já pensava ‘tomara que perca no primeiro jogo’. E quando a Argélia tomar uma surra na Copa, eu sei que vocês vão lembrar de mim!

Nenhum comentário:

Postar um comentário