quarta-feira, 30 de maio de 2012

O Caos Aéreo de Natal


Eu sei, meio atrasado isso, mas só agora que voltei de férias do Brasil que tenho vontade de postar. Afinal, férias são férias. E férias pra quem fica o ano inteiro longe da família tem que ser exclusivamente dedicado à família, passar tempo com eles, mesmo que não fazendo nada demais. Viajar, eu viajei o ano todo. Quando estou no Brasil quero é não fazer nada mesmo.
Mas voltando ao assunto, sim, férias de fim de ano. Aeroporto em Dezembro = engarrafamento, voo superlotados, atrasos, malas perdidas, malas levando uma hora para aparecer na esteira rolante, crianças chorando, famílias chorando ao se rever (isso eu acho bonitinho), gente chorando ao se despedir, comidas ruins e caras nas lanchonetes de aeroporto, fila no duty free... Tudo de bom! E esse ano, para melhorar, teve a neve!!! Oww quanta neve em Londres, em Paris, na Europa inteira...
Eu dei a sorte de vir uma semana antes da neve, então, só passei por todas as coisas descritas acima com a exceção da neve que causou cancelamento de vôos. Meu marido, coitado, não teve a mesma sorte e teve o vôo Londres - Paris cancelado e de lá ele pegaria o vôo Paris - Rio, este não foi cancelado. Vai lá entender...
E lá foi ele, passou 4 horas na fila de remarcação de vôo da airfrance, conseguiu, por sorte, um vôo da TAM pra SP com escala no Rio. Mas assim, foi com muita sorte mesmo, porque na fila tinha gente que tava remarcando a passagem pra dali há uma semana. Suspense até a hora que o check in fechava, e então ele e mais 5 gringos conseguiram vir pra terra do samba.
Enfim, no dia de buscá-lo, eu não sabia onde ele chegaria, nem com qual empresa, tudo isso eu só soube depois. Só sabia que ele ia chegar num vôo que vinha de São Paulo para o Rio. Podia ser Gol, Tam, o raio que o parta, enfim, acabei indo pro terminal certo e tudo acabou bem.
Durante toda a nossa estadia no Rio, vendo os jornais, só neve, neve, neve na Inglaterra. Todo dia isso no jornal. Enfim, quando o marido voltou, teve o vôo cancelado DE NOVO! E, eu, indo uma semana depois também tive o vôo cancelado em Paris. O mesmo vôo: Paris - Londres. A porcaria de um vôo que demora 45 minutos!
Fui encaminhada pra fila de remarcação de vôo já vendo estrelinhas. Afinal, eu acompanhei pelo telefone a saga do marido para remarcar o vôo dele. Até que não demorou muito, mas, na minha vez, eram 8:15 da manhã e a mulher queria me jogar num vôo que saía às 4:10 da tarde. Não aguentei e tive que dar uma de brasileira mesmo... mas assim eu não menti.
"Moça, eu to grávida de 3 meses. To enjoando, passando mal, será que não tem um vôo antes? Eu não vou aguentar até as 4 da tarde." Sim, eu estou grávida mesmo, e não, eu não estava enjoando... mas também não estava me sentindo 100%...
Prontamente, ela já diz que tem um vôo que saía 12:30, falou com um supervisor no telefone e em menos de 10 segundos, eu estava marcado pro tal vôo. Mas no final, a facada "Na verdade, não sabemos se nenhum vôo sai daqui hoje pra Londres. 1. Os controladores de vôo aqui na França estão em greve, e 2. Está nevando também em Londres. "
Que lindo! Tudo que eu precisa ouvir. Ainda tentei descolar um lounge da airfrane, mas não rolou. Consegui foi o padrão que é um café da manhã, leia-se, um croissant e uma bebidinha, pela conta da air france. Resignada, dormi que nem indigente num sofá quadradinho perto do gate do meu vôo por 1 hora mais ou menos, depois catei minhas moedinhas de euro e fiquei na internet do aeroporto.
Para encurtar a história, dei onze horas, meu vôo já estava como atrasado, fui almoçar. Depois quando deu o novo horário, atraso de novo. No terceiro horário, 14:55, só uma horinha antes do primeiro vôo que ela me ofereceu, eu finalmente embarquei pra Londres.
Moral da história: Estou pensando seriamente em não ir no Brasil na época de Natal deste ano, não só pelos aeroportos, mas também pelo calor infernal ao qual não me acostumo mais. Ok, 44 graus, é coisa que ninguém se acostuma.
 "Nem na praia dá pra aliviar, Papai Noel!"
Mas então, como foi o natal de vocês?

Nenhum comentário:

Postar um comentário