quarta-feira, 30 de maio de 2012

Viajar com Bebê


Meu pobre bloguitchu de viagens... ficou totalmente rejeitado e esquecido durante quase 1 ano porque eu me tornei mãe. Sim, clap, clap, parabéns! Minha bebê é linda, tem quase 15 meses e lindos olhos azuis que me causam certo embaraço, já que nem eu e nem meu marido temos olhos claros. Ooops! Mas não pense, você, amigo leitor, que ela foi uma pulada de cerca na Bélgica ou em Londres  (Não, nunca saberemos onde ela foi feita... ), o que se passa é que meu pai e a minha sogra tem olhos claros. Mas até explicar a todo fofoqueiro que pergunta na rua de onde saíram os olhos...
Enfim, voltando ao assunto, esse será um post sobre algo que eu pesquisei muito na net e não encontrei muita coisa: COMO VIAJAR COM UM BEBÊ (ou 2, ou 3... ) Vou contar as minhas experiências e tentar falar do óbvio, porque mães de primeira viagem não sabem o óbvio. Por exemplo, pode levar car seat (cadeirinha auto? é assim que se fala?) e carrinho no avião de graça. Não vai pagar sobrepeso e nem nada. Pesquisei, pesquisei e não achava ninguém que me falasse isso. Ok, vamos por partes:
Membros da Equipe- Se puder, evitar viajar sozinho. Só o Senhor! Não sei como alguém conseguirá trocar um bebê nos minúsculos banheiros de avião sozinho! E também cuidar da papelada, ticket, passaporte, e mais revistas de segurança... Quem já viajou sozinho com bebê: Parabéns! Você é mais phoda que o MacGyver! (esse xiste é só pra quem tem mais de 30... sorry!)
Cadeirinha de carro e carrinho - vão de graça, vc tem a opção de levar os 2 dentro da cabine do avião, ou despachar com as malas. Se você comprar um assento exclusivo para o seu bebê, vc pode colocar a cadeirinha de carro no assento dentro do avião. (É bom confirmar com a empresa, mas há essa possibilidade) O carrinho, eu sempre levo até a porta do avião, porque, believe me, vc pode precisar dele até  o último minuto. O procedimento é, entrega o carrinho na porta do avião e ele será entregue ou na saída do avião, ou na esteira junto com as malas. Pergunte quando entregar o seu carrinho onde ele sairá. E... esteja aberto a mudanças! As vezes eles dizem uma coisa na sua partida e chegando lá, não está onde eles disseram que estaria. Não se apavore, vá no guichê da empresa e pergunte pra onde mandaram o seu carrinho (já tive que fazer isso) e reze para que não tenham sumido com ela. Nunca aconteceu comigo, mas já vi acontecer com outras pessoas (um vôo de Nova Iorque pro Rio).
Quanto ao modelo do carrinho, é sempre bom um estilo Maclaren (fechamento guarda-chuva). Aqueles de 3 rodas, ou enormes, não funcionam muito bem. Se vc tem um desses, vale comprar um carrinho baratinho pra viajar. O meu não é de fechamento guarda-chuva, mas eh um da chicco bem compacto qdo fechado e confortável pra bebê.
Passagens - Achou que o seu bebê ia viajar de graça? ha ha Ledo engano! Você paga uma porcentagem a mais na sua própria passagem, se você for viajar com ele no colo, acho que é tipo 20% a mais no valor da sua passagem. Sorry, não lembro exatamente. Se vc resolver comprar um assento para o bebê, tem desconto, não pagará o valor total que um adulto pagaria. E a partir dos 2 anos, não tem mais opção de viajar no colo, terá mesmo que pagar uma passagem para a criança, com o mesmo descontinho que mencionei, digamos, uma passagem que custaria 800 libras, sairá por uns 600.
Local de assento - Se você não for pagar pro seu filho ter um assento só dele, vale a pena se informar com a empresa aérea se há assento especiais pra pais (geralmente são os da frente da fileira da sua classe) ou, se não houver, às vezes tem a possibilidade de pagar um pouco a mais para ir na frente, naqueles assentos que tem mais espaço pras pernas (a TAM faz isso).  Se você estiver com dinheiro sobrando, vá na melhor classe que você puder. Viajar com conforto não tem preço.
Comida no avião- Bebê pode tudo! Ou quase! Aquela regra dos 200 ml de líquido não vale pros bebês. Você pode levar a comida que o bebê for precisar no avião (bom até levar um pouco mais, nunca se sabe...). Só não esqueça de colocar todos os alimentos, digamos 'molhados', leite, papinha, o que for,  separado para colocar no saquinho transparente e mostrar a segurança. (Já tive que ficar catando uma garrafinha de leite jogada na mochila pq eles viaram 'OOOO LIQUÍDO' na televisãozinha. Depois passaram até um produto pra ver se tinha algum resíduo de pólvora ou explosivo na minha mochila! É, o povo enche o saco mesmo com segurança e não poupam ninguém)
- Bagagem - Mesmo o bebê que não paga assento, tem direito a 1 mala, além da mala do adulto, mais o direito de levar o carrinho e o assento de carro (nossa! Quantos nomes eu já dei pro car seat nesse post!????). E o bebê que comprou assento, tem direito ao mesmo número de malas que um ticket normal daria a um adulto.
Tralha pra levar - ahhhhhh isso daria um post exclusivo. (Se me pedirem ate escrevo um! haha) Falo ou não falo? Bem, cada um sabe do que o seu bebê precisa, da duração da sua viagem, de o quão fácil vai ser de achar coisas de bebê para comprar no local de destino... Maaaas, tenho umas dicas, bebês pequenininhos que só mamam leite: se você amamenta exclusivamente, YUPI! A comida está sempre pronta e na temperatura certa, não precisa levar nada. Se você dá mamadeira, não esqueça de pensar em como vai esterelizar as mamadeiras quando estiver 'in transit'. Na Inglaterra, vende-se leite (formula) já pronto, uma maravilha! Levei um monte de garrafinhas na mala pro Brasil (porque lá não se vende...) , se vc está no Brasil, vai lá e leva a aguinha já fervida num frasco próprio pra isso, garrafa térmica, algo assim, e o pózinho separado em pequenos potinhos pra vcs só misturar no avião. De resto, pro avião, pra bebês que comem, ou não, muitos lenços umedecidos, fraldinhas de pano pra limpar, babadores, toda essa parafernália. Pra quem vai ficar um tempinho, é bom investir num berço de viagem. Eu comprei um tipo tendinha com proteção solar e foi ótimo pra lugares com mosquito (já tem a tela) e também pra praia. Mas esse ano acabei comprando um daqueles grandões, pq vai servir de 'chiqueirinho' quando não der pra correr atrás dela. É só deixar ela brincando dentro dele.
Não se esqueça de levar, para os maiores de 6 meses, um brinquedinho novo, ou algo diferente, pra criança brincar e se entreter no aeroporto/ avião!
Uma parada que eu adoro pra viajar é o baby carrier. Tem do tipo baby bjorn e o tipo mochila. Eu tive o baby bjorn só pq achava cool, mas gosto mesmo é do ergo, o que eu uso agora. Nada melhor que ele para andar no aeroporto, levar o bebê pra trocar, andar pra cima e pra baixo nos corredores do avião. Vide abaixo bebê feliz no ergo na praia  e também fazendo um tour no palácio de versailles (onde não podia entrar de carrinho) 
Cadê o bebê???
Tem mais mil e 300 coisas que poderia falar pra levar, vai ficar pra um outro post... é história pra mais de metro, sô.
- E, por último, se for possível, tente fazer o VÔO DA NOITE! Por que? Por que os bebês dorme que é uma beleza no avião! Até os médicos recomendam, principalmente em vôos longos. Se for um vôo curto, fazê-lo no horário da soneca da tarde/manhã (dependendo dos horários do seu bebê) seria uma boa idéia.
Espero ter ajudado alguma alma necessitada que, como eu já estive, está em algum lugar do mundo panicking com a sua primeira viagem com bebê. Ah, e vale a pena viajar com seu bebê, é muito legal ver a reação das criançinhas aos novos lugares e, na minha experiência, todas as vezes, meu bebê se adaptou muito melhor do que eu tinha imaginado. Não tive nenhum problema meeeeesmo! Boa viagem a todos! Boa Viagem!

Um comentário:

  1. Que fofa a sua menina! rsrsrsr
    Vish melhor não deixar a guria fazer as próprias malas kkkkkkk

    ResponderExcluir